quarta-feira, 25 de julho de 2012

Introdução simples ao C

Não lembro se já mencionei aqui, mas a primeira linguagem de programação com a qual eu tive contato foi o BASIC, graças ao G-BASIC e F-BASIC, infelizmente o máximo que eu conseguia fazer era operações aritméticas básicas e impressão de texto na tela, eu era guri demais para pensar na estrutura de um algoritmo (tinha uns 8~9 anos) e minhas únicas referências eram o próprio manual do vídeo-game e um livro de BASIC que meu pai comprou no sebo.

Eu comecei a ter uma noção mesmo de estrutura de algoritmo mesmo com o programa RPG MAKER, na hora de montar eventos, aprendi a lidar com variáveis, condicionais e ciclos... acho que já mencionei isso aqui. Na academia tive aula de algoritmos, mas era só o estudo de estruturas e princípios, nenhuma linguagem foi ensinada. Depois tentei aprender GML (game maker language) e por fim um pouco de java. Nesse tempo eu tentei mexer com C e não consegui, só achei tutoriais complicados que mandavam instalar n programas, dlls e etc... Falta de competência minha, suponho.

No entanto tive uma boa introdução ao C, na disciplina de algoritmos do curso de eng mecatrônica. Eu achei a apostila feita pelo professor simples, de fácil entendimento. Não precisava nem esperar pelas aulas, em casa mesmo consegui "devorar" a apostila em apenas 2 meses. 

É uma apostila bem básica, apenas uma introdução e por isso eu recomendo para qualquer um que não tenha experiência e queira começar, por conta própria, a aprender C.

Ela no site do professor Jabour, na aba de ensino, no link "Apostila de Algoritmos com Aplicações em C - versão de 27 de Fevereiro de 2012" (não vi essa nova versão ainda, mas não deve ser muito diferente da com a qual eu estudei).

O Crédito dessa obra é do professor doutor Felipe Jabour.


Nenhum comentário:

Postar um comentário